DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: ABORDAGENS TEÓRICAS (CHILD DEVELOPMENT AND LEARNING: THEORETICAL APPROACHES)
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar revisão acerca das abordagens
teóricas de desenvolvimento e aprendizagem da criança, produzidas no âmbito da Psicologia Cognitiva. Nesse recorte, focalizamos as teorias que, apesar de suas divergências e convergências, podem ser consideradas como aportes da concepção interacionista de aprendizagem, quais sejam, a Epistemologia Genética, a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria Psicogenética de Desenvolvimento. A ideia é evidenciar como cada abordagem compreende a aprendizagem, apresentando alguns caminhos e sugestões para a condução do prática educativa na educação infantil.
teóricas de desenvolvimento e aprendizagem da criança, produzidas no âmbito da Psicologia Cognitiva. Nesse recorte, focalizamos as teorias que, apesar de suas divergências e convergências, podem ser consideradas como aportes da concepção interacionista de aprendizagem, quais sejam, a Epistemologia Genética, a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria Psicogenética de Desenvolvimento. A ideia é evidenciar como cada abordagem compreende a aprendizagem, apresentando alguns caminhos e sugestões para a condução do prática educativa na educação infantil.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10758
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc
ISSN: 2674-757X
BASES E INDEXADORES
https://www.flacso.org.ar/latinrev/
https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ
http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
https://www.crossref.org/
https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514