RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA SÍNTESE HISTÓRICA (THE RELATIONSHIPS BETWEEN EDUCATION AND THE PSYCHOLOGY OF EDUCATION IN BRAZIL: A HISTORICAL SYNTHESIS)

Antonia Dalva França-Carvalho, Armstrong Miranda Evangelista

Resumo


Este artigo aborda a relação histórica entre a Educação no Brasil e a
Psicologia, ancorando-se na produção literária que mostra o surgimento da Psicologia da Educação no Brasil, no início do século XX, seja enquanto disciplina, seja enquanto campo de conhecimento, antes mesmo da Psicologia. Em princípio, enquanto campo de conhecimento a psicologia educacional foi eminentemente, experimental e individual; servindo a interesses hegemônicos,
ocupou-se se com a elaboração de testes de inteligência, de prontidão e aptidão; o objetivo era identificar as diferenças individuais, provavelmente, para responder porque a escola não conseguia cumprir a contento o seu papel. Enquanto disciplina, veio implementar os currículos das escolas normais no Brasil, buscou formar o professor capaz de compreender a personalidade da criança e orientar a sua aprendizagem. Este artigo também evidencia a preponderância da abordagem behaviorista que, na história (e ainda hoje), traçou os contornos da educação no Brasil. A partir daí reflete sobre a premência de se tomar na educação o sujeito na perspectiva de análise, o que implica na ampliação dos construtos teóricos da Psicologia em direção ao indivíduo coletivo e histórico bem como nas situações de educação formal, valorizando-se a perspectiva dialética e interdisciplinar.


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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10756

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ISSN: 2674-757X


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