O cubo em movimento. O encontro da Oficina do Artista com a urbanidade e a humanidade. Concepção artística de Helio Eichbauer para Rei Lear de William Shakespeare

Regilan Deusamar Barbosa Pereira

Resumo


Com o objetivo de popularizar teorias e técnicas que compõem as artes técnicas da cena, para que uma parcela cada vez maior da população possa desfrutar e compreender a humanização da arte e da técnica produzidas nas oficinas de teatro, este estudo propôs inicialmente um atento olhar sobre parte dos desenhos técnicos e artísticos do cenógrafo Helio Eichbauer para a encenação de Rei Lear, 1996, Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, direção de Ulysses Cruz. Portanto, primeiramente, fez-se uma apreensão cognitiva por meio do olhar atento sobre as formas no desenho. Em seguida relatou-se a experiência de aprendizado na sala de aula de Helio Eichbauer e a relação desta com a arte e a cidade. A terceira etapa desta trajetória pela arte técnica do teatro compreendeu uma análise da encenação de Rei Lear, 1996. Este estudo tem como fundamento um olhar crítico sobre a indústria cultural e a estratégia artística para construção de novas realidades mais humanizadas.
Palavras-chave: Helio Eichbauer. Oficina de Cenografia. Rei Lear


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