O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena

Marcia Geralda Almeida

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões a respeito do gênero teatral comédia de costumes, o qual tem como característica básica a abordagem dos costumes e festas populares. Escolheu-se como objeto de análise a peça O judas em sábado de aleluia, do comediógrafo brasileiro Martins Pena, a fim de evidenciar que, a partir da composição estética, as peças desse autor sugerem reflexões acerca dos valores pseudo-burgueses do Brasil do século XIX. Considerado o criador do gênero comédia de costumes, no Brasil, Martins Pena representou em sua obra o Brasil tal como ele era, motivo pelo qual suas peças foram consideradas inferiores por muitos críticos importantes da época. Entretanto, muitos estudos recentes têm demonstrado que Martins Pena inscreve-se na história do teatro brasileiro como um visionário que soube distanciar-se dos padrões estéticos europeus, para produzir um teatro autenticamente brasileiro, caracterizado pela valorização do nacionalismo e da cor local (marcas do Romantismo), ao mesmo tempo em que propunha uma desconstrução dos padrões pré-estabelecidos pela crítica oitocentista, arraigada ao modelo europeu. Dessa maneira, a obra de Martins Pena demanda um novo olhar sobre o fazer teatral, mostrando que a arte é criação que não se subordina a padrões estanques.
Palavras chave: Martins Pena; comédia de costumes; O Judas em sábado de aleluia.


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