O teatro popular em Moçambique: representações e leituras do método do Teatro do Oprimido em terras africanas
Resumo
Esse artigo apresenta uma breve historiografia do teatro popular moçambicano, que se origina dos rituais comunitários do Nyau e Mapiko, avançando ao teatro engajado realizado pelo partido FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) que utilizava o teatro como instrumento de propaganda e mensagem didática no período da libertação do país da dominação portuguesa. A partir da iniciativa do ativista político-cultural Alvim Cossa o método do Teatro do Oprimido é sistematizado e organizado em projetos culturais em várias províncias moçambicanas. O artigo pretende demonstrar como o Teatro do Oprimido se desenvolveu no país, a partir de projetos institucionais patrocinados por instituições estrangeiras. Como se desenvolveram os grupos populares de Teatro do Oprimido, qual relação há entre a religiosidade dos participantes nos temas políticos abordados nas peças de Teatro do Oprimido e quais avanços e contradições há na prática do Teatro do Oprimido em Moçambique com a prática dos grupos brasileiros.
Palavras-chave: Teatro do Oprimido. Augusto Boal. CTO Maputo.
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