Avaliação escolar: um estudo sobre a importância dos instrumentos de avaliação no processo de ensino aprendizagem

Antonio Dinamarco da Cruz Vieira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a importância dos instrumentos de avaliação usados no processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. Os instrumentos aplicados no ato avaliativo são importantes, pois levam o professor a ter uma visão ampla do processo de avaliação e melhores estratégias de intervenção, além de contribuir para uma aprendizagem mais significativa, pois o aluno tem a oportunidade de participar de uma forma mais ativa na construção do conhecimento. Na presente pesquisa se fez um estudo e análise em uma literatura que versa sobre a temática em questão, dialogando com autores como LUCKESI (2000), Hoffmann (1991) e outros; assim como uma análise no uso dos instrumentos aplicados nas avaliações escolares. A pesquisa mostrou que o ato avaliativo é um momento importante para o desenvolvimento da aprendizagem do educando e para o fazer pedagógico do educador; assim, se faz necessário não só conhecer o conceito de avaliação, mas também entender seu desenvolvimento e aplicação. Nesse aspecto se destaca a forma como os instrumentos avaliativos são aplicados e como eles interferem na aprendizagem dos discentes e nas ações do docente frente os resultados obtidos. Conclui-se que os instrumentos usados no ato avaliativo são ferramentas importantes na prática pedagógica e na aprendizagem, pois o educador pode acompanhar o desenvolvimento do educando, em suas várias dimensões do cognitivo e assim intervir com ações mais objetivas e necessárias.

Palavras-chave: Avaliação. Instrumentos. Processo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

Resultado de imagem para sumarios.orgResultado de imagem para sumarios.org