“Prata lindástica facada”: jornalismo experimental juvenil e o estabelecimento de novos códigos comunicacionais no Piauí

Carlos Lopes Barbosa

Resumo


A história artística piauiense é marcada pelas ações de “um grupo de pessoas que não se aquietava” em Teresina da década de 1970. O presente artigo – no qual consiste em um fragmento de minha dissertação de mestrado – se ocupou em analisar como certos meninos e meninas teresinenses com seus hábitos cotidianos e suas produções artísticas através do estabelecimento de uma nova sintaxe urbana em um contexto de modernização da cidade de Teresina envolvendo o Governo de Alberto Silva e uma linha de desejo político que orienta a ordenação dos espaços urbanos e as normas sociais dominantes atravessavam a capital piauiense com práticas experimentais artísticas, tendo Antônio Noronha Filho na maioria das vezes como mecenas e pivô da formação e manutenção do grupo de jovens em questão. Este texto focaliza o jornalismo experimental juvenil como parte do estabelecimento de novos códigos comunicacionais numa nova forma de se fazer jornalismo (já em curso no Brasil nesta época) no Piauí.

Palavras-chave: História; Jornalismo experimental; Piauí.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

Resultado de imagem para sumarios.orgResultado de imagem para sumarios.org