Desencontros professorais do pedagogo (a) no início da carreira docente na perspectiva socialmente construída em torno da feminização do magistério

Thayná Guedes Assunção Martins, Mary Gracy e Silva Lima

Resumo


Esta pesquisa teve como problemática: Quais desencontros ainda vivenciados pelos pedagogos (as) face ao ideal socialmente construído do ser professor (a), diante do enfoque da feminização no contexto da atuação na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental? Ao objetivo geral elencou-se compreender os desencontros na carreira do professor (a) pedagogo (a) face ao ideal de feminização socialmente construído do professorar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, contou realização de entrevista semiestruturada com 04 professoras e 04 professores egressos formados em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão– campus Timon. Os resultados revelam que o fator gênero se mostra como impactante para a categoria de pedagogos e pedagogas em exercício da profissão docente, gerados pelo processo de feminização do magistério.


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