A importância do pedagogo para a garantia da gestão democrática do ensino público: diálogos sobre a construção coletiva do projeto político-pedagógico

José Geovânio Buenos Aires Martins, Mônica Maria Feitosa Braga Gentil

Resumo


Resumo: Este artigo faz um levantamento bibliográfico, aqui denominado de estudo descritivo, porque mapeia o itinerário da formação em Pedagogia. É nesta perspectiva que caminha a análise da pesquisa, averiguando como a gestão democrática do ensino público colabora hermeticamente para a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Via de regra, o projeto político-pedagógico deve ser um documento democrático que revela a identidade da escola, pois o mesmo é, grosso modo, o coração da escola autônoma. Por fim, reportando-se à identidade do pedagogo, as observações demonstram uma certa indefinição da identidade desse profissional ao longo da história da educação brasileira. Sabe-se que esta indefinição permanece na contemporaneidade. E desta maneira, o pedagogo permanece contribuindo com as diferentes áreas de atuação, em particular com o ensinar e aprender.
Palavras-chave: Aspectos históricos; Pedagogia; Nova LDB; Formação; Atuação.


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