Imagens de mulheres na música caipira “Prato do dia”

Alideia Oliveira Rodrigues, Maria Lúcia Porto Silva Nogueira

Resumo


Este artigo se propõe a analisar elementos constitutivos das relações de gênero a partir da análise da letra da música Prato do Dia, composição de Geraldo Borges, que também deu nome ao LP de Tião Carreiro e Paraíso, lançado em 1981. Na perspectiva dos estudos de gênero, o artigo busca elucidar sinais de uma cultura que se materializa em letras de canções caipiras de grande aceitação no gosto popular e que, carregadas de subjetividades e experiências do vivido, traduzem linguagens e saberes de determinados contextos sócio-históricos. Nesse sentido, ao demonstrar a relação entre história e literatura, buscamos apresentar a música como uma fonte de pesquisa que nos revela singularidades culturais e outras sutilezas que passariam despercebidas em análise de outras fontes.
Palavras-chave: Música caipira; questões de gênero; trabalho doméstico; História e Literatura.


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