Implementation of the Panel of Assistance indicators as a tool for management and managing care in a university hospital/ Implantação do painel de indicadores assistenciais como ferramenta de gestao e gerenciamento do cuidado em um hospital universitário / Implementación de los indicadores...
Resumo
Introdução: A Gestão a vista é uma metodologia utilizada para melhorar a comunicação interna entre os profissionais e facilitar a implantação e implementação de metas dentro do local de trabalho, que possa ser visualizado por todos os membros e tenha fácil entendimento, podendo contribuir com ações a serem desenvolvidas. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada na implantação da metodologia de gestão a vista no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), através do uso de painel de indicadores em saúde, visando a melhorias na gestão de leitos e dos cuidados prestados aos pacientes. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre a implantação do painel de indicadores em saúde nos setores de internação do HU-UFPI com ênfase no tempo de permanência e na segurança do paciente. O painel foi implantado como piloto em 2017 no posto 1 e com o novo layout em maio de 2018, estendendo a todos os posto de internação. Sua implementação efetiva se deu em agosto de 2018, após a realização de treinamentos com os enfermeiros e apresentação aos demais profissionais do serviço. As informações são expostas em tabelas por smart tv que ficam nos aquários dos postos e dispõem de informações sobre o paciente, tempo de permanência, pendências, e escores sobre risco de queda e risco de lesão por pressão. Essas são atualizadas diariamente de forma automática ou após serem informadas no AGHU pelo enfermeiro. Resultados: O treinamento permitiu o entendimento da ferramenta e sua importância, pode ser observado o interesse dos participantes em fazer parte do processo. Espera-se que com a utilização do painel ocorram melhorias no monitoramento individual de cada paciente, identificando os problemas no cuidado e ocorrências que tornam a permanência elevada; riscos de queda e de desenvolver lesão por pressão, para que seja aplicado os cuidados conforme protocolos de segurança do paciente e possibilite o planejamento de ações pela equipe. Conclusão: Pode-se observar o interesse da equipe multiprofissional em observar as necessidades do paciente, direcionando melhor o cuidado e prioridades a serem implementadas por paciente conforme indicadores, com isso, espera-se melhorar a qualidade da assistência prestada, diminuir a média de permanência, aprimorar os processos de trabalho em equipe e reduzir custos.
Descritores: Gestão da Qualidade. Gestão da Informação em Saúde. Segurança do Paciente
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