TECNOLOGIA LEVE: prática da educação em saúde na sala de espera em unidade básica

Ana Leticia Nunes Rodrigues, Gisele Oliveira Santana, Bruno Henrique de Mesquita Sousa, Letícia Lorena Leal Lobo, Romulo Rangel Leal de Carvalho, Roseane Luz Moura

Resumo


Introdução: A tecnologia leve refere-se ao acolhimento, relação, responsabilização e vínculo entre profissional e paciente, refletindo como um imprescindível instrumento de trabalho em saúde, como também ao processo de construção e reconstrução do conhecimento nas atividades de educação em saúde. Objetivo: Relatar a realização de atividades utilizando tecnologia leve através da educação em saúde em sala de espera sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em Maio de 2018, subsidiado pelos estágios da disciplina Saúde do Adulto e do Idoso I, da grade curricular do curso Bacharelado em Enfermagem, em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Picos-PI. Foi realizado o acolhimento e atividades educativas para a busca de vínculo e interação com os usuários na sala de espera, efetivado através de conversa, dinâmica, cartazes, e imagens que avaliavam o conhecimento prévio e as dúvidas existentes sobre as IST’s. Resultados: A partir do contato com os clientes, obtivemos os resultados esperados, visto que alcançamos interação entre acadêmicos e usuários durante as atividades educativas executadas. Observou-se uma preocupação e lacunas no conhecimento sobre a temática abordada, uma vez que os usuários expuseram dúvidas sobre o tema, sendo explicadas pelos acadêmicos. Ressalvando que, os mesmos reduziram a ansiedade e aflição pela espera da consulta durante as atividades, com isso pode-se relatar que houve um resultado positivo sobre a tecnologia utilizada, uma vez que gerou acolhimento e vínculo eficaz na unidade de saúde. Conclusão: Diante disso, é de suma importância que os profissionais da saúde coloquem em prática as tecnologias leves nas áreas de espera, com o intuito de compartilhar saberes com o usuário visando o empoderamento, o que possibilita torna-lo ativo em seu processo de cuidado por meio da valorização de suas vivências e conhecimentos.

Palavras chave: Tecnologia Leve. Educação em Saúde. Infecções Sexualmente Transmissíveis.


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