A LUDICIDADE COMO TECNOLOGIA LEVE NO CUIDADO À SAUDE: revisão integrativa

Ingryd Hariel da Silva Sirqueira Barbosa, Denival Nascimento Vieira Júnior, Samila Lacerda Pires, Tamiris Raquel Borges Leal, João Victor Rodrigues de Azevedo, Sarah Nilkece Araujo Mesquita Nogueira Bastos

Resumo


Introdução: Entende-se como tecnologia leve uma maneira de criar vínculos, responsabilização, autonomização e acolhimento, para que, através dessas relações, desenvolva-se a satisfação das necessidades dos indivíduos e a valorização dos mesmos como potentes para intervirem na concretização do cuidado. A ludicidade, como forma de tecnologia, tem estreita relação com a promoção da saúde, pois sua prática além de despertar prazer, é uma estratégia de melhor aprendizagem no uso da educação em saúde. Objetivo: Destacar a importância das práticas lúdicas como estratégia para o cuidado à saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada no mês de outubro de 2018 no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas bases de dados Scielo, com os descritores em ciências da saúde (DeCS): ludoterapia, promoção da saúde e tecnologia. Como critérios de inclusão elegeram-se artigos disponíveis publicados entre 2014 a 2018 e com idioma português. Na busca inicial foram encontrados 7 artigos e após análise apenas 4 quatro definiram a amostra final da presente revisão. Resultados: Os quatro artigos selecionados foram publicados a partir do ano de 2014, o que mostra uma tendência de estudos na área ainda recente. A maior parte dos autores dos trabalhos são graduandos e profissionais da área da saúde, o que leva a compreender que mesmo a ludicidade ser uma forma dinâmica para promover bem-estar, ela necessita de fundamentos científicos que justifiquem sua prática. Conclusão: O uso de tecnologias leves é de suma importância por ter como foco as relações interpessoais e formação de vínculos, sendo a ludicidade inserida nesse contexto como uma ótima ferramenta para promover uma promoção eficaz em saúde, visto que o sentimento de alegria interfere positivamente no processo de restauração da mesma.

Palavras chave: Ludoterapia. Promoção da saúde. Tecnologia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.