UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO À CRIANÇA: relato de experiência
Resumo
Introdução: A infância constitui uma fase ideal para se propor processos educativos visando mudanças. O brincar representa uma importante forma de intervenção em saúde junto à criança, contribuindo para vários aspectos do desenvolvimento infantil. A implantação de brinquedotecas é considerada um recurso auxiliar capaz de transformar o ambiente tornando-o mais acolhedor e dinâmico, além de proporcionar a utilização tecnologias leves capazes de auxiliar na produção de saúde. Objetivo: Refletir sobre a utilização do espaço da brinquedoteca como tecnologia educativa voltada para crianças na saúde coletiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo análise reflexiva. Para sua elaboração optou-se por uma revisão da literatura prévia, o que possibilitou uma abordagem reflexiva ampliada e contextualizada. O espaço da brinquedoteca foi implantado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no município de Teresina-PI por discentes do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Piauí no mês de abril de 2018. A ação foi avaliada de maneira qualitativa nos meses de agosto e setembro de 2018 através de observação das mudanças identificadas no processo de trabalho das equipes. Resultados: Observou-se que a brinquedoteca tem contribuído de maneira significativa para redução de medos e desconfortos relacionados à permanência da criança na UBS ao proporcionar um ambiente de recreação. As ações de educação em saúde desenvolvidas neste local utilizando recursos lúdicos foram capazes de prender a atenção das crianças e transformar positivamente as estratégias de intervenção junto ao público infantil. Estes resultados foram semelhantes aos da literatura levantada. Conclusão: Foi possível refletir que a educação em saúde utilizando recursos lúdicos e o ambiente da brinquedoteca representa uma importante tecnologia que pode ser empregada no processo de cuidado em pediatria, pois se mostrou capaz de produzir melhorias na qualidade das ações desenvolvidas junto à criança.
Palavras chave: Criança. Educação em Saúde. Brinquedo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.