UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO À CRIANÇA: relato de experiência

Mariana Portela Soares Pires Galvão, Lívia Augusta Cesar da Silva Pereira, Ana Paula Moura Pontes Nunes, Mara Dalila Leandro de Sousa Brito, Telma Maria Evangelista de Araújo, Fernando José Guedes da Silva Júnior

Resumo


Introdução: A infância constitui uma fase ideal para se propor processos educativos visando mudanças. O brincar representa uma importante forma de intervenção em saúde junto à criança, contribuindo para vários aspectos do desenvolvimento infantil. A implantação de brinquedotecas é considerada um recurso auxiliar capaz de transformar o ambiente tornando-o mais acolhedor e dinâmico, além de proporcionar a utilização tecnologias leves capazes de auxiliar na produção de saúde. Objetivo: Refletir sobre a utilização do espaço da brinquedoteca como tecnologia educativa voltada para crianças na saúde coletiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo análise reflexiva. Para sua elaboração optou-se por uma revisão da literatura prévia, o que possibilitou uma abordagem reflexiva ampliada e contextualizada. O espaço da brinquedoteca foi implantado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no município de Teresina-PI por discentes do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Piauí no mês de abril de 2018. A ação foi avaliada de maneira qualitativa nos meses de agosto e setembro de 2018 através de observação das mudanças identificadas no processo de trabalho das equipes. Resultados: Observou-se que a brinquedoteca tem contribuído de maneira significativa para redução de medos e desconfortos relacionados à permanência da criança na UBS ao proporcionar um ambiente de recreação. As ações de educação em saúde desenvolvidas neste local utilizando recursos lúdicos foram capazes de prender a atenção das crianças e transformar positivamente as estratégias de intervenção junto ao público infantil. Estes resultados foram semelhantes aos da literatura levantada. Conclusão: Foi possível refletir que a educação em saúde utilizando recursos lúdicos e o ambiente da brinquedoteca representa uma importante tecnologia que pode ser empregada no processo de cuidado em pediatria, pois se mostrou capaz de produzir melhorias na qualidade das ações desenvolvidas junto à criança.  

Palavras chave: Criança. Educação em Saúde. Brinquedo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.