ENFOQUE DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROGRAMA HIPERDIA: relato de experiência

Lucas Sallatiel Alencar Lacerda, Susy Ellen de Sousa Caminha, Maria da Glória Sobreiro Ramos, Marcos Vinícius de Sousa, Maylla Rosa Guimarães, Ana Roberta Vilarouca da Silva

Resumo


Introdução: O processo de crescimento e envelhecimento da população é um fenômeno de escala global que acarreta em um aumento expressivo de doenças crônicas, levando as pessoas a dependerem de cuidados especiais e estratégias de saúde pública, como o Programa Hiperdia que visa prevenir agravos. Diante desse contexto, deve-se realizar a identificação das necessidades de cuidados em saúde para promover o planejamento de um programa de educação em saúde eficaz, visando proporcionar melhor qualidade de vida. Objetivo: Descrever experiências vivenciadas por acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí durante intervenções realizadas em Unidades Básicas de Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, tendo como enfoque relatar as experiências vivenciadas durante intervenções educativas realizadas em Unidades Básicas de Saúde com idosos com diabetes mellitus e hipertensão arterial, na cidade de Picos – PI, no mês de abril de 2018. Para a realização da intervenção utilizou-se cartazes temáticos e materiais para realização de dinâmicas de interação, sendo abordados os seguintes temas: alimentação saudável, higiene e pratica de atividade física. Resultados: Durante as intervenções foi possível conhecer as estratégias de acolhimento relacionadas ao Programa Hiperdia, voltadas aos portadores de doenças crônicas, sendo na sua grande maioria idosos. Dessa forma, observou-se a troca de conhecimentos a partir das dinâmicas, houve estimulação contínua da participação do grupo, tanto no esclarecimento de dúvidas, como no compartilhamento de seus conhecimentos acerca do contexto saúde-doença. Conclusão: Portanto, foi possível observar a importância de um bom gerenciamento do Programa Hiperdia na redução da exposição a fatores de risco que comprometem a qualidade de vida do seu público-alvo. Dessa forma, intervenções realizadas através das ações de educação em saúde são eficazes, pois proporcionam conhecimento aos usuários, com isso destaca-se a relevância da atuação do enfermeiro no desenvolvimento dessas ações e na promoção de cuidados.

Palavras chave: Educação em saúde. Saúde do idoso. Diabetes mellitus. Hipertensão.


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