TÚNEL DA LOUCURA: a luta antimanicomial em pauta no contexto acadêmico

Geovana Larissa Alves Mendes, Ceres Alice Gomes de Barros Sátiro, Ruan Ferreira de Sousa, Ana Karla Sousa de Oliveira

Resumo


Introdução: A luta antimanicomial surge da demanda por mudanças no tratar aos sujeitos em sofrimento psíquico, estando atrelado à necessidade de superar o modelo de atenção em saúde mental realizado pela via do isolamento dos sujeitos em instituições asilares. O dia de luta antimanicomial, 18 de maio, visa problematizar por meio de ações que buscam romper a lógica manicomial.  Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no planejamento, execução e avaliação de atividade alusiva ao dia de luta antimanicomial. Método: A atividade foi organizada por acadêmicos do terceiro período de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvidio Nunes de Barros, fazendo parte da disciplina Enfermagem em Saúde Mental. Compreendeu a construção de um túnel por onde a comunidade acadêmica iria transitar. Os acadêmicos foram divididos em 5 grupos: a entrada no túnel continha uma apresentação teatral, encenando o uso indiscriminado da eletroconvulsoterapia; o segundo grupo, abordava o surgimento dos manicômios; o terceiro, a superação do modelo manicomial proposta pela Psiquiatria Democrática; o quarto, a mudança da Rede de Atenção Psicossocial no Brasil; e o quinto, localizou-se na saída, distribuindo pílulas de açúcar em alusão à necessidade de “curarmos” as  ideias do sofrimento psíquico. Resultados: Foi possível sensibilizar a comunidade acadêmica, avaliados pelos organizadores a partir de depoimentos dos participantes. Destaca-se a oportunidade de aprendizagem por meio de uma atividade dinâmica, passando pela aproximação teórica do tema até a intervenção sobre preconceitos estabelecidos e promoção da saúde. Conclusão: A abordagem acerca de estigmas sociais pode promover uma aprendizagem comprometida com a transformação social, direcionada ao desenvolvimento da crítica ao status quo. É necessário que o processo de aprendizagem em saúde mental esteja permeável, tendo em vista a promoção de um cuidado que favoreça a inserção social dos sujeitos em sofrimento psíquico.

Palavras chave: Saúde Mental. Eletroconvulsoterapia. Educação em Enfermagem.


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