TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: uma revisão integrativa
Resumo
Introdução: As tecnologias de informação e comunicação (TICs) compreendem um conjunto de recursos tecnológicos, desenvolvidos a partir de método científico. Decorrente disto, a constante transformação dessa ferramenta possibilita a busca de novos mecanismos educacionais que potencialize o ensino de enfermagem, rompendo com modelos tradicionais da educação. Nesse cenário, essas tecnologias de saúde proporcionam uma opção pedagógica através do ambiente virtual de aprendizagem, com o intuito de complementar o ensino presencial, resultando na educação permanente tanto para estudantes como profissionais. Objetivo: Identificar na literatura evidências científicas acerca das TICs e suas implicações na graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A questão norteadora foi desenvolvida com base na estratégia PICO: Quais são as evidências científicas encontradas na literatura acerca da implantação das TICs no ensino da graduação de enfermagem? Utilizou-se as bases de dados Lilacs, Medline e Bdenf. Incluíram-se artigos disponíveis na língua portuguesa e inglesa, entre os anos 2006 a 2018. Encontraram-se 62 estudos, dos quais foram selecionadas 12 publicações. Resultados: Dentre recursos tecnológicos desenvolvidos e aplicados para o ensino de enfermagem destacam-se a simulação virtual por computador, sérios games, sistemas eletrônicos de informação, e aplicativos móveis. Essas ferramentas possibilitam aos estudantes a ampliação do conhecimento, atualização de saberes, maior flexibilidade, interatividade, comunicação no processo de ensino-aprendizagem, aprendizado dinâmico, descentralização do trabalho pedagógico, aprimoramento de competências técnicas, preconizando-se a segurança do paciente e eficiência no atendimento de enfermagem. No entanto, há desafios a serem enfrentados para implementação dessas tecnologias, por dificuldade de adaptação de alunos, além da rigidez das instituições, por conta de questões técnico-administrativas, dificultando a adesão das propostas inovadoras. Conclusão: Nesse contexto, com a utilização das TICs, necessita-se constantemente da adição de metodologias educacionais atrativas e interativas para o fortalecimento do processo de aprendizagem, possibilitando que o ensino de enfermagem seja eficaz e inovador.
Palavras chave: Informática em Enfermagem. Tecnologias em Saúde. Estudantes de Enfermagem.
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