INSTRUMENTOS FACILITADORES DO ENSINO UTILIZADOS NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA MULHER: um relato de experiência

Talita Maria Lopes Fortes, Andressa Carvalho de Sousa, Ellen Eduarda Santos Ribeiro, Adriana da Cunha Menezes Parente, Samila Gomes Ribeiro

Resumo


Introdução: Atualmente, o domínio tecnológico pelos discentes é notório. As instituições de ensino devem implementar novas tecnologias no ensino superior, e essas devem acompanhar essa evolução e usufruí-la, vendo-a como uma grande aliada na construção do conhecimento. Esses instrumentos foram utilizados na disciplina Saúde da Mulher e são: simulações, estudos de caso e painel integrado.  Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem do sexto período da Universidade Federal do Piauí, o conhecimento individual e em grupo na disciplina de Saúde da Mulher. Método: Trata-se de um estudo descritivo acerca de um relato de experiência de acadêmicas do sexto período de enfermagem. O estudo ocorreu durante as aulas teóricas da disciplina realizada no período de agosto a outubro de 2018. O cenário do estudo foi a sala de aula da Universidade Federal do Piauí. Resultados: O tema escolhido deveu-se à experiência positiva tida em sala de aula, que é firmada pela participação, comunicação e coletividade. Vale ressaltar o papel fundamental dos docentes como mediadores do conhecimento, que buscaram aliar teoria e prática através de tecnologias alternativas às comumente usadas. As simulações ocorridas em laboratório possibilitam o primeiro contato com as competências técnicas e práticas ensinadas na disciplina, permitindo o treinamento de técnicas antes do contato com o paciente. Os estudos de caso contribuem para a aplicação prática do conhecimento teórico, além de ampliarem o conhecimento acerca das patologias obstétricas estudadas em sala de aula. O painel integrado foi uma atividade onde os grupos se dividiam para a explanação do conteúdo de IST’s, utilizando-se de tecnologias leves, como cartazes, folders e dramatização. Conclusão: Os docentes do ensino superior, ao optarem por tecnologias pedagógicas, como as anteriormente citadas, facilitam a aprendizagem e proporcionam maior fixação de conteúdos teóricos, além de oferecerem maior segurança aos discentes nas atividades realizadas no campo de prática.

Palavras chave: Enfermagem. Educação em Saúde. Saúde da Mulher.


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