USO DE TECNOLOGIAS PARA PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA NA ATENÇÃO BÁSICA: relato de experiência

Mara Dalila Leandro de Sousa Brito, Fernando José Guedes da Silva Júnior, Mariana Portela Soares Pires Galvão, Livia Augusta César da Silvia Pereira, Ana Paula Moura Pontes Nunes, Jaqueline Carvalho Silva e Sales

Resumo


Introdução: O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Estima-se que mais de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. É um fenômeno complexo, multifatorial, mas prevenível. Aprofundar a discussão sobre a temática, desvendar mitos, identificar sinais de alerta das pessoas em risco de comportamento suicida tornam-se primordiais para sua prevenção. Objetivo: Descrever atividades educativas para prevenção do comportamento suicida, por meio de tecnologias leves, em Unidade Básica de Saúde de Teresina-PI. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido durante dois encontros no mês de setembro em Unidade Básica de Saúde de Teresina. A ação foi desenvolvida em cinco etapas. A 1ª etapa: recrutamento das pessoas que estavam na sala de espera para atendimento e apresentação da equipe e dos participantes por meio de dinâmica; 2ª etapa: levantamento prévio do conhecimento da população sobre comportamento suicida: possíveis causas, sinais de alerta, mitos; 3ª etapa: apresentação por meio de imagética da temática para que os participantes pudessem se expressar; 4ª etapa: roda de conversa; 5ª etapa: feedback da ação. Participaram da atividade desenvolvida durante os dois encontros 27 pessoas na faixa etária de 19 a 63 anos. Resultados: A atividade teve impacto positivo na equipe com utilização durante a discussão de práticas humanizadoras o que proporcionou um espaço de diálago e interação na busca da autonomia dos sujeitos e na construção e ressignificação do conhecimento. Conclusão: A utilização das tecnologias leves representada pelo acolhimento e relações de interação durante a ação refletiu em feedback positivo visto que os participantes ficaram aptos a responder perguntas que no início da atividade desconheciam tornando-os multiplicadores e agentes de transformação.

Palavras chave: Tecnologia em Saúde. Prevenção. Suicídio. Comportamento Autodestrutivo.


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