ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA (MAVs): um relato de experiência

Nazaré de Maria Silvia Mendes, Camila Evangelista de Sousa Oliveira, Monia Muriel Nery Esteves, Rayanne Maria Bezerra Farias, Marina de Menezes Silva, Ana Carolina Floriano de Moura

Resumo


Introdução: Tecnologias leves em saúde definem-se como tecnologias relacionais que produzem vínculo, acolhimento e autonomização, de forma a gerar informação para a equipe de saúde e/ou usuário, possibilitando a interpretação de problemas e a oferta de intervenções. As atividades educativas são tecnologias leves, pois são processos dinâmicos, intrínsecos ao processo de trabalho, cujo objetivo é a construção do saber, desde sua idealização, criação e implementação. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem quanto à atividade educativa sobre MAVs, direcionada à equipe de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a vivência de acadêmicos de enfermagem durante a realização de atividade educativa sobre MAVs, direcionada à equipe da UTI de um hospital universitário de referência no Piauí. A atividade ocorreu no mês de outubro de 2018, com a participação de 55 profissionais, distribuídos em oito turmas, nos turnos manhã, tarde e noite. Utilizou-se apresentação de banner, elaborado manualmente, dramatizações de cenas clínicas, apresentação de dados estatísticos da instituição em painel eletrônico e distribuição de informativos sobre o tema. Resultados: A atividade educativa propiciou aos profissionais a oportunidade de ampliar o conhecimento e desenvolver o senso crítico sobre a temática em questão, baseado no diálogo, em indagações e reflexões. Por meio dessa atividade, fomentou-se a discussão acerca dos MAV’s, percebendo que a utilização do protocolo proposto requer adequação à rotina do setor. Notou-se, também, o envolvimento de grande parte da equipe através de feedback positivo através de falas assertivas sobre a adaptação do protocolo proposto à atividade educativa. Conclusão: Tecnologias leves como atividades educativas visam à capacitação e sensibilização dos participantes, de forma a contribuir com boas práticas na assistência, não devendo ser apenas informativas, mas também reflexivas.

Palavras chave: Tecnologia Educacional. Educação Continuada em Enfermagem. Enfermagem.

 


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