O PORTFÓLIO COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: avaliação do corpo discente

Maria Salete Linhares Boakari, Samila Gomes Ribeiro, Marcleide Bezerra Leal, Lyon Richardson da Silva Nascimento

Resumo


Introdução: Dentre as técnicas mais utilizadas no processo de ensino/aprendizagem e avaliação das disciplinas básicas do curso de graduação do profissional de enfermagem pode-se destacar a elaboração de portfólios. Considerando a utilização dessa estratégia e a importância do ensino das disciplinas básicas para o estudante de enfermagem optou-se pela realização do presente estudo bibliográfico. Objetivo: Avaliar as contribuições e dificuldades sentidas pelo aluno na elaboração do portfólio. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 40 alunos regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FSA), que tenham elaborado portfólio nas disciplinas básicas da enfermagem no segundo semestre de 2011. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário e depois de respondidos pelo público alvo as questões foram submetidas à análise temática. Resultados: Observou-se que 100% das respostas dos entrevistados revelaram que a elaboração do portfólio contribuiu no processo de ensino/aprendizagem e avaliação, cerca de 83% classificaram a etapa de seleção das fontes como a de maior dificuldade e 57% a etapa de orientações do docente como a de menor dificuldade. Conclusão: Com a realização do estudo pode-se observar que a elaboração de portfólios tem contribuído positivamente no processo de ensino aprendizagem e avaliação das disciplinas e que ainda existem grandes dificuldades a serem superadas e acompanhamento docente contínuo seria a melhor opção para superação de grande parte dessas dificuldades.

Palavras chave: Ensino. Aprendizagem. Educação. Enfermagem.

 


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