FOLDERS EDUCATIVOS COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: um relato de experiência
Resumo
Introdução: A população em geral, necessita de métodos educativos para se inteirar acerca dos mais diversos assuntos que são contemplados em educação em saúde. Esses materiais podem ser folders, cartazes, panfletos, cartilhas e livretos. O folder é formado por apenas uma folha de papel com uma ou mais dobras, que possui caráter informativo. Objetivo: Relatar a experiência na construção de tecnologias informativas sobre métodos contraceptivos para serem trabalhados na educação em saúde da população geral. Método: Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a elaboração de material informativo e/ou educativo em saúde, materiais utilizados na discussão de métodos contraceptivos, bem como protocolos em saúde sexual e reprodutiva. O material foi produzido, apresentado e amplamente discutido, em sala de aula, para posterior utilização. Resultados: A escolha de uma abordagem adequada se dá pela participação, comunicação e coletividade. Os materiais impressos que se utilizam da linguagem verbal e não verbal, contribuem para aumentar a autonomia do indivíduo no seu cuidado a saúde e no debate com os profissionais a fim de alcançar uma atenção que corrobore com suas necessidades. O folder, como foi trabalhado, possibilita o profissional a atuar na dimensão educativa, favorecendo a aprendizagem e estimulando a autonomia dos aprendizes. Conclusão: Os profissionais de saúde necessitam conhecer diferentes estratégias de trabalho, incluindo tecnologias pedagógicas, que facilitarão a abordagem informativa/educativa inclusas em suas atividades e inerentes a sua competência. Porém, para que seja implementado de maneira eficaz é necessário a existência de situações oportunas e com o maior alcance possível, visando a avaliação de pontos que possam ser analisados e aperfeiçoados.
Palavras chave: Enfermagem. Educação em Saúde. Saúde da Mulher.
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