CIÊNCIA DA MELHORIA E CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA SEGURANÇA DO PACIENTE: relato de experiência
Resumo
Introdução: A Ciência da Melhoria baseia-se em que toda melhoria, em qualquer área de atividade, advém do desenvolvimento, teste e implementação de mudanças. A inovação tecnológica tem contribuído para o desenvolvimento de diferentes tecnologias com potencial de contribuição na segurança do paciente. Objetivo: Relatar a construção de um folder, o qual é uma tecnologia educacional com orientações para a melhoria da comunicação entre profissionais de saúde e paciente e/ou família sobre as Metas de Segurança do Paciente, em um hospital de alta complexidade do Piauí. Método: Relato de experiência da construção de uma tecnologia educacional do tipo folder, fundamentada na Ciência da Melhoria e desenvolvida no período de setembro de 2017, por uma equipe multiprofissional, formada por enfermeiros, médicos, jornalista e farmacêutico do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. Resultados: Para construção do folder utilizou-se uma linguagem simples, com orientações claras, com ilustrações coloridas acerca das Metas de Segurança do Paciente: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura e prevenção de quedas e lesão por pressão. Após a elaboração da primeira versão do folder aplicou-se a ferramenta de melhoria PSDA (Plan-Do-Study-Act), que tem como foco desenvolver um plano para testar a mudança (Plan), executar o teste (Do), observar, analisar e aprender com o teste (Study) e determinar as modificações para o próximo ciclo (Act), antes da mudança ser implantada. O folder foi apresentado por uma equipe do Serviço Social aos pacientes e familiares no setor de admissão, onde leram o material. Em seguida, foram registradas as dúvidas e sugestões dos participantes, para realização dos ajustes para a implantação da versão final do folder. Conclusão: A construção um folder educacional utilizando o PDSA, com base na Ciência da Melhoria, o consolidou como ferramenta didática e potencial para facilitar a comunicação na prática assistencial.
Palavras chave: Tecnologia Educacional. Segurança do Paciente. Qualidade da assistência à saúde. Cuidados de Enfermagem.
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