CIÊNCIA DA MELHORIA E CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA SEGURANÇA DO PACIENTE: relato de experiência

Nirvania do Vale Carvalho, Grazielle Roberta Freitas da Silva, Guilherme Guarino de Moura Sá, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Anna Larissa de Castro Rego, Helson James Noberto Soares

Resumo


Introdução: A Ciência da Melhoria baseia-se em que toda melhoria, em qualquer área de atividade, advém do desenvolvimento, teste e implementação de mudanças. A inovação tecnológica tem contribuído para o desenvolvimento de diferentes tecnologias com potencial de contribuição na segurança do paciente. Objetivo: Relatar a construção de um folder, o qual é uma tecnologia educacional com orientações para a melhoria da comunicação entre profissionais de saúde e paciente e/ou família sobre as Metas de Segurança do Paciente, em um hospital de alta complexidade do Piauí. Método: Relato de experiência da construção de uma tecnologia educacional do tipo folder, fundamentada na Ciência da Melhoria e desenvolvida no período de setembro de 2017, por uma equipe multiprofissional, formada por enfermeiros, médicos, jornalista e farmacêutico do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. Resultados: Para construção do folder utilizou-se uma linguagem simples, com orientações claras, com ilustrações coloridas acerca das Metas de Segurança do Paciente: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura e prevenção de quedas e lesão por pressão. Após a elaboração da primeira versão do folder aplicou-se a ferramenta de melhoria PSDA (Plan-Do-Study-Act), que tem como foco desenvolver um plano para testar a mudança (Plan), executar o teste (Do), observar, analisar e aprender com o teste (Study) e determinar as modificações para o próximo ciclo (Act), antes da mudança ser implantada. O folder foi apresentado por uma equipe do Serviço Social aos pacientes e familiares no setor de admissão, onde leram o material. Em seguida, foram registradas as dúvidas e sugestões dos participantes, para realização dos ajustes para a implantação da versão final do folder. Conclusão: A construção um folder educacional utilizando o PDSA, com base na Ciência da Melhoria, o consolidou como ferramenta didática e potencial para facilitar a comunicação na prática assistencial.

Palavras chave: Tecnologia Educacional. Segurança do Paciente. Qualidade da assistência à saúde. Cuidados de Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.