ADESÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE PEDIÁTRICA: uma revisão integrativa

Monyelly Da Silva Castro, Maria Clara de Sena Queiroz, Mônica Lustosa Nascimento, Marilene Magalhães de Brito

Resumo


Introdução: A constante transformação e adaptação da sociedade ocasiona modificações do padrão alimentar, resultando em dietas obesogênicas, surgindo problemas com sobrepeso e obesidade, refletindo diretamente na população infantil. A obesidade pediátrica é considerada um desafio para a saúde pública, por seu aumento e prevalência. Decorrente disso, houve a adesão de tecnologias educacionais, com intuito de haver interação entre diversão-conhecimento, possibilitando maior interesse das crianças nessas ferramentas. Objetivo: Identificar estudos científicos na literatura que utilize as tecnologias educacionais com intuito de prevenção e tratamento da obesidade infantil. Método: Trata-se de uma revisão integrativa com vistas a responder à questão norteadora: Quais as evidências científicas, encontradas na literatura, sobre o auxílio das tecnologias educacionais para enfrentar a obesidade pediátrica? Realizou-se a busca de artigos nas bases de dados Lilacs, Medline e na biblioteca eletrônica Scielo, usando descritores Obesidade Pediátrica, Tecnologia em Saúde e Nutrição Infantil. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra na língua portuguesa, entre os anos 2005 a 2018, originando 95 artigos. Após realização de sucessivas leituras e eliminação das duplicidades, obteve-se como amostra final 10 artigos. Os dados foram organizados em um formulário adaptado da literatura para melhor avaliação e interpretação. Resultados: As tecnologias educacionais disponíveis encontradas foram álbum seriado, serious games, aplicativos móveis e jogos. Essas abordagens podem ser consideradas úteis, de boa receptividade, da saúde, credibilidade e confiabilidade, além de integrar conteúdos, motivando a adesão entre as crianças. Outrossim, as ferramentas educativas podem ampliar a prática produtora de cuidado, promovendo a promoção em saúde e prevenção de complicação. Conclusão: As tecnologias educacionais para enfrentamento da obesidade pediátrica foram implementadas a fim incentivar o ensino ao público infantil de forma divertida e educativa, como também, para proporcionar maior interatividade entre criança-profissional, resultando no controle do peso corporal.

Palavras chave: Obesidade Pediátrica. Tecnologia em Saúde. Nutrição Infantil.

 


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