TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM IDOSOS

Edina Maria Araújo, Maria Santana do Nascimento, Karem Oliveira Magalhães, Glenda Lara Marques Fernandes, Anna Karoline Lopes Magalhães, Quiriane Almeida Maranhão

Resumo


Introdução: As tecnologias da saúde se apresentam como meios possíveis de qualificação das práticas desenvolvidas no âmbito dos serviços de saúde, Assim, a tecnologia educacional tem se destacado por proporcionar educação e promoção da saúde à população. Diante desse contexto, surgiu à necessidade de construir e implementar estratégias educativas com vistas ao empoderamento de idosos, mediante a realização de seu autocuidado. Objetivo: Descrever a construção de uma tecnologia educativa para a promoção do autocuidado de idosos. Método: Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa, realizado por discentes do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário UNINTA. A construção da tecnologia educativa se deu a partir da disciplina Didática Aplicada a Enfermagem e foi intitulado de “Caçando as palavras do autocuidado” elaborado em maio de 2018. Consistiu na criação de um caça-palavras, em que os participantes com a ajuda dos acadêmicos, buscaram palavras chaves para a realização do seu autocuidado, assim, a cada palavra encontrada os alunos incitaram através do aconselhamento a importância dos cuidados com a saúde. Resultados: Inicialmente os autores do estudo listaram as principais palavras chaves para realizar o aconselhamento de idosos, assim cada palavra considerada relevante foi anexada à tecnologia educativa. Para a aplicação da mesma evidencia-se que os participantes após uma breve discussão sobre a temática, sejam capazes de identificar estas palavras como importantes na realização de seu autocuidado, Deste modo, favorecendo um espaço para reflexões e discussões acerca das práticas cotidianas dos sujeitos, promovendo uma visão mais positiva da própria velhice. Conclusão: A tecnologia caçando as palavras do autocuidado é uma estratégia educativa considerada relevante por proporcionar de forma lúdica a interação participativa entre o instrumento e os idosos. Tornando-se importante impulsionar uma atenção integral à pessoa idosa, com vistas a incrementar o número de idosos ativos no convívio social e familiar.

Palavras chave: Tecnologia. Idoso. Autocuidado.


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