VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS
Resumo
Introdução: O envelhecimento populacional, além de refletir a melhoria da expectativa de vida no Brasil e no mundo, representa também desafio para o setor saúde, uma vez que a transição epidemiológica acompanha paralelamente este avanço. Estas mudanças incluem o crescimento da morbimortalidade de idosos vítimas de causas externas, entre elas, a mais rotineira são os acidentes por quedas. Desta forma, as inovações tecnológicas têm apresentado instrumentos, tais como as tecnologias educacionais, que podem auxiliar o processo de prevenção deste problema. Objetivo: Validar cartilha educativa sobre prevenção de quedas em idosos. Método: Estudo metodológico, realizado em junho de 2017, que envolveu a validação de conteúdo e aparência de uma cartilha educativa sobre prevenção de quedas em idosos por nove enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Foram utilizados instrumentos para avaliação do conteúdo e aparência da cartilha, com questões em escala tipo Likert. Para a análise dos dados, foram considerados validados os itens com concordância mínima de 75% nas respostas positivas. O estudo atendeu às exigências éticas da resolução 466/12 e 510/16. Resultados: Todos os itens de conteúdo e aparência foram avaliados como pertinentes e a concordância foi de 100% entre os juízes. Não foram sugeridas alterações na cartilha. Nos espaços apropriados para comentários dos juízes, nos instrumentos de coleta, foi apontada a relevância da tecnologia educacional construída e a importância para a prevenção de quedas em idosos. Conclusão: A cartilha foi validada e pode ser utilizada pela enfermagem na educação em saúde de idosos para a prevenção de quedas.
Palavras chave: Acidentes por Quedas. Idoso. Enfermagem.
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