VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

Erika Oliveira do Nascimento, Mychelangela de Assis Brito, Maria Augusta Rocha Bezerra, Guilherme Guarino de Moura Sá, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Silvana Santiago da Rocha

Resumo


Introdução: O envelhecimento populacional, além de refletir a melhoria da expectativa de vida no Brasil e no mundo, representa também desafio para o setor saúde, uma vez que a transição epidemiológica acompanha paralelamente este avanço. Estas mudanças incluem o crescimento da morbimortalidade de idosos vítimas de causas externas, entre elas, a mais rotineira são os acidentes por quedas. Desta forma, as inovações tecnológicas têm apresentado instrumentos, tais como as tecnologias educacionais, que podem auxiliar o processo de prevenção deste problema. Objetivo: Validar cartilha educativa sobre prevenção de quedas em idosos. Método: Estudo metodológico, realizado em junho de 2017, que envolveu a validação de conteúdo e aparência de uma cartilha educativa sobre prevenção de quedas em idosos por nove enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Foram utilizados instrumentos para avaliação do conteúdo e aparência da cartilha, com questões em escala tipo Likert. Para a análise dos dados, foram considerados validados os itens com concordância mínima de 75% nas respostas positivas. O estudo atendeu às exigências éticas da resolução 466/12 e 510/16. Resultados: Todos os itens de conteúdo e aparência foram avaliados como pertinentes e a concordância foi de 100% entre os juízes. Não foram sugeridas alterações na cartilha. Nos espaços apropriados para comentários dos juízes, nos instrumentos de coleta, foi apontada a relevância da tecnologia educacional construída e a importância para a prevenção de quedas em idosos. Conclusão: A cartilha foi validada e pode ser utilizada pela enfermagem na educação em saúde de idosos para a prevenção de quedas.

Palavras chave: Acidentes por Quedas. Idoso. Enfermagem.


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