TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES PARA TRABALHADORES

Maria Santana Nascimento, João Victor Lira Dourado, Gleicikelly Paulo Oliveira, Keila Maria de Azevedo Ponte

Resumo


Introdução: As Doenças Cardiovasculares (DCV) são as causas mais comuns de morbidade e a principal causa de mortalidade em todo mundo.  O cotidiano agitado, a falta de exercícios físicos, o estresse, a alimentação rápida, rica em gordura e açúcar e, sobretudo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco predispõem ao aparecimento das DCV. Nesse contexto, é necessário utilização de estratégias preventivas. Objetivo: Descrever contribuição de tecnologias educativas para prevenção de DCV. Método: Estudo descritivo do tipo participante, realizado no primeiro semestre de 2017 com 88 funcionários do Centro Universitário INTA - UNINTA em Sobral - Ceará. Os critérios de inclusão foram: idade acima de 18 anos de idade, e exclusão: licença ou férias. Foram respeitados os princípios da bioética e o projeto desta pesquisa encontra-se aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa com o número 189.288. Resultados: As tecnologias educativas que foram utilizadas foram: Caça fatores de risco, Coração ao alvo e Mitos e verdades sobre as DCVs. Estas permitiram dialogar junto aos participantes da pesquisa sobre fatores de risco para as DCV, bem como alimentação diária, prática de exercícios, níveis de conhecimento acerca dos fatores de risco modificáveis e não modificáveis, assim como elucidação de suas principais dúvidas com relação as doenças cardiovasculares e suas comorbidades. Conclusão: Diante da implementação das tecnologias foi possível corroborar sobre a temática visto que estas estratégias educativas visam a promoção da saúde com o intuito de reduzir a prevalência e incidência de DCV na população, bem como evitar complicações ou agravos a saúde.

Palavras chave: Doenças cardiovasculares. Educação em Saúde. Tecnologias Educativas.


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