SIMULAÇÃO VIRTUAL COMO VANTAGEM NA REDUÇÃO DE DANOS PARA PARALISIA CEREBRAL
Resumo
Introdução: O desenvolvimento tecnológico tem ajudado a melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com paralisia cerebral, proporcionando a eles vivenciar situações reais no mundo virtual. Objetivo: Verificar na literatura evidências cientifica dos avanços tecnológico para as pessoas que sofrem com paralisia cerebral. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura da temática proposta, conduzida a partir da questão norteadora: Quais os benefícios trazidos pelos avanços tecnológicos para pacientes com paralisia cerebral? A busca dos artigos foi realizado na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) através de artigos indexadas nas bases de dados :SCIELO, LILACS, MEDLINE. Sendo utilizados os descritores: Technology; Video Games; Cerebral palsy; Health Promotion, aplicando o operador booleano “AND”. Teve como método de inclusão: artigos publicados entre 2013 a 2018, que possuem temática em questão, disponíveis gratuitamente na íntegra, sendo utilizados trabalhos do tipo artigos originais, relatos de experiências, estudos de caso, estudos reflexivos, revisões sistemáticas e integrativas. Desta forma respeitando-se as normas de inclusão e exclusão a amostra final foi composta por 14 artigos. Resultados: Os avanços tecnológicos tem permitido um contato da ficção com realidade para pacientes com paralisia cerebral que através de desenhos das atividades reais em ambientes virtuais podem vivenciar situações do dia a dia chamadas de simulações virtuais das atividades cotidianas. Essas atividades se configuram como uma forma de terapia ocupacional voltada para pessoas com deficiência que através de videogames ou computadores estimulam e buscam melhorar a percepção espacial do indivíduo, equilíbrio, força e coordenação motora reduzindo as limitações da doença. Conclusão: A forma lúdica do mundo virtual é uma ferramenta importante na promoção de saúde e tratamento dos indivíduos com paralisia cerebral, tornando-o capaz de vivenciar situações cotidianas, melhorando assim a qualidade de vida do indivíduo.
Palavras chave: Tecnologia. Jogos de Vídeos. Paralisia Cerebral. Promoção de Saúde.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.