EXPERIENCIA DE SIMULAÇÃO CLÍNICA AVANÇADA EM ENFERMAGEM: satisfação e autoconfiança como resultados

Jairo Edielson Rodrigues Barbosa de Sousa, Julyana da Costa Lima Cavalcante, Débora dos Reis Soares, Leonardo Teles Martins Mascarenhas, Bianca Maria Aguiar de Oliveira, Andrea Pinto d Costa

Resumo


Introdução: A experiência de simulação avançada é uma poderosa ferramenta pedagógica para a construção do conhecimento, habilidades e atitudes do estudante por meio do pensamento crítico sobre a situação vivenciada. Assim avaliar os resultados dessa estratégia de ensino no que se refere a satisfação e autoconfiança torna-se importante já que quanto maior o envolvimento do estudante no processo maior será sua motivação. Objetivo: Avaliar a satisfação e autoconfiança dos estudantes de enfermagem em experiências de aprendizagem por meio da simulação avançada. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa. A população constitui-se de estudantes do último ano e egressos dos anos de 2013 e 2014 do curso de enfermagem, sendo amostra do tipo não probabilística por julgamento. A coleta ocorreu de dezembro 2014 a janeiro 2015 com o envio por e-mail do instrumento Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning traduzido para o português brasileiro. 43 estudantes participaram do estudo. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino entre 21 e 23 anos. Não existiu diferença significativa entre os sexos para a satisfação, mas sim para a autoconfiança no sexo masculino. Obteve-se concordância com a afirmação em todos os itens referentes a satisfação. Autoconfiança foi positiva com apenas um item com resultados abaixo do esperado. Houve associação entre as variáveis relacionadas à aprendizagem. Conclusão: Perceberam-se níveis elevados de satisfação e autoconfiança da aprendizagem nos estudantes, ratificando a experiência de simulação avançada como estratégia de ensino que oferece ao estudante a oportunidade de aprender conceitos teóricos e práticos em um ambiente completamente seguro contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.

Palavras chave: Educação em Enfermagem. Treinamento por Simulação. Satisfação Pessoal. Confiança.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.