SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA VISITA DOMICILIAR: visão do professor

Raquel Malta Fontenele, Gisele Elise Menin

Resumo


Introdução: Na atenção primária os enfermeiros são responsáveis pela gestão e assistência em saúde, destacando a promoção e realização de curativos em lesões por pressão para pacientes domiciliares. A simulação clínica de alta fidelidade proporciona aos estudantes atingir os objetivos de aprendizagem e aquisição de habilidades para melhor prática clínica na assistência em atendimentos domiciliares. Objetivo: Refletir sobre a importância da simulação clínica de alta fidelidade para acadêmicos de enfermagem no atendimento de usuários da atenção primária em visita domiciliar. Método: Trata-se de um relato da experiência vivenciada por professores do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma Universidade privada de Porto Alegre/RS, durante a unidade curricular de semiologia e semiotécnica. As atividades foram desenvolvidas com aula teórica, posteriormente treino de habilidade para avaliação, decisão por coberturas no tratamento, curativo de feridas complexas. Na sequência destas aulas, desenvolveu-se a simulação clínica hibrida, com manequim de alta fidelidade e paciente estandardizado. Simulou-se o quarto de uma residência, para desenvolver habilidades de comunicação e intervenção no atendimento em domicílio. O usuário era acamado, com lesão por pressão grau IV e necessitava de orientações a família. Resultados: Para os professores, o desenvolvimento de atividades em simulação clínica garantiu o desenvolvimento de habilidades práticas. Proporcionou aos alunos desenvolvimento de autoconfiança, comunicação e reflexão sobre as necessidades sociais e individualidades de cada usuário de saúde. Aliado ao conhecimento teórico e desenvolvimento prático em ambiente simulado, associado aos feedbacks no debriefing, foi possível a avaliação da intervenção e reflexão sobre a prática. Conclusão: A experiência do aluno vivenciar a prática em simulação de alta fidelidade, é benéfico, ao aprendizado das habilidades e raciocínio clínico. Traz a reflexão da importância desta metodologia na formação acadêmica, para o preparo cada vez maior dos profissionais com competências integrais de teoria e prática.

Palavras chave: Simulação. Processo de Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública.


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