SIMULAÇÃO REALÍSTICA: refreamento de erros assistenciais

Vanessa Pereira Neves, Alyne Maria de Brito Medeiros, Joyce Soares Silva, Cristina Gomes Siqueira Cardoso

Resumo


Introdução: A simulação realística é uma estratégia que possibilita uma representação autentica da realidade, para os estudantes e até mesmo os profissionais de saúde, sobre uma determinada situação, facilitando o entendimento do assunto e minimizando possíveis erros assistenciais. Objetivo: Analisar na literatura evidências cientificas a importância da simulação realística como um fator redundante na minimização de erros assistenciais. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conduzida a partir do Protocolo de Enfermagem Baseada em Evidência. Para delimitar o estudo foi realizado o seguinte questionamento: A simulação realística contribui para minimização de erros assistências? A busca dos artigos foi realizado na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) através de artigos indexadas na bases de dados :SCIELO, LILACS, MEDLINE. Sendo utilizados os descritores: Technology, Clinical Simulation, Teaching and learning, Professionals, Cheers aplicando o operador booleano “AND”. Teve como método de inclusão: artigos publicados entre 2008 a 2018, que possuem temática em questão, disponíveis gratuitamente na íntegra, excluídos os estudos do tipo de revisão, resumos e com publicações duplicadas. Desta forma respeitando-se as normas de inclusão e exclusão a amostra final foi composta por 20 artigos. Resultados: Esse processo dinâmico são ações necessárias para tornar os profissionais de saúde mais qualificados, nos mais diversos níveis da assistência em saúde prestada aos cidadãos. Sendo dependente da tecnologia pra desenvolver, aprimorar e aperfeiçoar suas habilidades. Todavia a simulação é uma forma de aprendizagem que oferece aos estudantes oportunidades experimental com adaptações especificas da realidade. Conclusão: A simulação realista é de suma importância na questão de ensino aprendizagem e no aperfeiçoamento das práticas em saúde, deixando assim os alunos mais confiantes e habilidosos em uma dada competência, reduzindo o receio de aplicar diretamente no paciente, reduzindo possíveis de erros assistenciais, o que acaba oferecendo ao cliente uma assistência de mais qualidade.

Palavras chave: Tecnologia. Simulação Clínica. Ensino e Aprendizagem. Profissionais. Saúde.


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