USO DO PRONTUÁRIO ELETRONICO DO CIDADÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: relato de experiencia
Resumo
Introdução: O prontuário eletrônico do cidadão (PEC) inserido na plataforma tecnológica E-SUS AB surge com o objetivo de reestruturar e garantir a integração dos sistemas de informação, com vistas à gestão e qualificação do cuidado em saúde. Objetivo: relatar a experiência das autoras no processo de operacionalização do PEC em uma unidade básica de saúde do município de Teresina-PI e sua integração com o sistema municipal de marcação de exames e consultas para a média e alta complexidade. Método: Relato de experiência. Resultados: Em um primeiro momento, foi realizada capacitação e sensibilização dos profissionais acerca das funcionalidades do sistema e sobre os fluxos na rede de atenção à saúde. O PEC passou a ser utilizado em todos os atendimentos realizados pelos profissionais de nível superior integrado ao sistema online de marcação de consultas e exames da seguinte forma: no momento da consulta, o profissional ao solicitar o encaminhamento do cidadão a outro nível de atenção ou a realização de procedimentos para auxiliar diagnóstico/acompanhamento de saúde no PEC, acessa o sistema de marcação e insere as solicitações, com o cidadão saindo da consulta já com os exames e/ou consultas com data e horário marcados. Observou-se com essa integração, acesso rápido às informações e intervenções realizadas, melhoria na efetividade do cuidado e na qualidade das informações. Em contraponto, a consulta na atenção básica passou a exigir maior tempo e uma boa conexão com a internet para que se efetive o uso do PEC. Conclusão: Acredita-se que com a evolução dos sistemas possa haver uma melhor articulação e aprimoramento da comunicação dos profissionais da atenção primária com os profissionais dos outros níveis de atenção.
Palavras chave: Prontuário Eletrônico. Atenção Primária à Saúde. Cuidado em Saúde.
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