ESTRATÉGIA EDUCATIVA DIGITAL NA PREVENÇÃO DE DANOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: relato de experiência

Sara Joana Serra Ribeiro, João Matheus Ferreira do Nascimento, João Matheus Ferreira do Nascimento, Denival Nascimento Vieira Júnior, Denival Nascimento Vieira Júnior, Vitória Eduarda Silva Rodrigues, Vitória Eduarda Silva Rodrigues, Zelia Ribeiro Braz, Zelia Ribeiro Braz, Sarah Nilkece Mesquita Araújo Nogueira Bastos, Sarah Nilkece Mesquita Araújo Nogueira Bastos

Resumo


Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% das populações urbanas fazem uso abusivo de substâncias psicoativas, configurando problema de saúde pública em demanda mundial. Torna-se necessário a construção de interfaces alternativas e inovadoras visando a prevenção de danos de álcool e outras drogas com enfoque na educação em saúde. Objetivo: Relatar a produção de um vídeo, como tecnologia digital de educação em saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência referente à construção de um vídeo com o tema: “Prevenção de danos: álcool e drogas”, realizado no mês de agosto de 2018, por graduandos de Enfermagem do Grupo de Estudos de Tecnologias do Cuidar (GETEC), da Universidade Federal do Piauí, da cidade de Picos, para publicação em canal do YouTube “TV Mais Saúde”, que faz parte do projeto de extensão conduzido pelo mesmo grupo. A elaboração foi desenvolvida em quatro etapas: instrução dos graduandos sobre a temática com especialista na área; construção do roteiro do vídeo a partir de revisão de literatura; validação do roteiro por dois especialistas; e por fim a gravação do vídeo e edição. Após estas etapas, o material construído foi devidamente editado para manutenção da qualidade das informações apresentadas com inclusão de animações e outros aparatos editorias favorecendo a dinamicidade do vídeo. Resultados: Durante a elaboração do roteiro, buscou-se estruturar e destacar pontos fundamentais na discussão acerca do abuso de álcool e substancias psicoativas. Valendo-se do diálogo, a dinâmica empregada para a gravação do vídeo, expõe uma discussão necessária, e destaca a visão proposta pelo Ministério da Saúde, a qual busca a redução de danos ao invés da extinção do uso. Conclusão: Assim, o uso de tecnologias digitais de aprendizagem, como instrumento de promoção da educação em saúde, permite de modo versátil e atrativo levantar discussões e favorecer o aprendizado do público alvo.

Palavras chave: Educação em Saúde. Dependência. Abstinência de Álcool. Reabilitação.


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