CUIDADO EM ENFERMAGEM E O USO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS
Resumo
Introdução: A temática tecnologia não deve ser tratada através de uma concepção reducionista ou simplista, associada somente a máquinas. A tecnologia, portanto, pode ser compreendida como mediadora da racionalidade e da subjetividade, da intuição, da emoção e das sensações, fazendo da razão e da sensibilidade, instrumentos para fortalecer e qualificar o cuidado de enfermagem. Temos que as tecnologias mais recentemente estudadas pelas investigações científicas de enfermagem têm produzido novas teorizações e processos. Objetivo: Relacionar, por meio da literatura, o uso das tecnologias inovadoras e o cuidado em enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada na Lilacs, Medline via pub med e BDENF, no período de fevereiro de 2018, utilizando-se os descritores: enfermagem; cuidado; tecnologia; inovação. Incluíram-se artigos na língua inglesa, espanhola e português, textos disponíveis na íntegra, publicados entre 2010 e 2017, foram encontrados 47 artigos e selecionados para análise restou-se 16 estudos primários que embasaram a discussão. Resultados: Constatou-se que o termo tecnologia tem uma ampla conotação. As técnicas e tecnologias de enfermagem são instrumentos que constituem o saber de enfermagem utilizado pelos profissionais no desenvolvimento cotidiano de sua práxis. O cuidado e a tecnologia estão interligados, uma vez que a enfermagem está comprometida com princípios, leis e teorias, e a tecnologia consiste na expressão desse conhecimento científico em sua própria transformação. Enfatiza-se as tecnologias de cuidado em enfermagem e tecnologias educacionais. As tecnologias de cuidado de enfermagem são divididas em três tipos: tecnologias de manutenção; tecnologias de reparação; e, tecnologias de informação. As tecnologias educacionais, utilizadas pela enfermagem, são entendidas com um fundamento filosófico voltado para o desenvolvimento do indivíduo. Conclusão: Torna-se relevante abordar tecnologia, enquanto inovação do conhecimento, desde o processo de formação dos profissionais, para que possam desconstruir, construir e reconstruir novas tecnologias, e adeque as distintas realidades das instituições de ensino e serviço.
Palavras chave: Enfermagem. Cuidado. Tecnologia. Inovação.
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