UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR COMO TECNOLOGIA EM SAÚDE PARA A APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Jaqueline da Cunha Morais, Merval Pedro Guimarães Neto, Laercyo Robert de Sousa, Ellen Eduarda Santos Ribeiro, Aline Raquel de Sousa Ibiapina

Resumo


Introdução: A simulação é um método pedagógico que utiliza técnicas educativas com equipamentos de simulação, com a finalidade de promover, melhorar ou validar a progressão do estudante, além de imitar a realidade do ambiente clínico. Quando ela é bem implantada nas universidades, os estudantes são expostos a diferentes situações que se encontra no contexto hospitalar ou na comunidade, proporcionando-lhes oportunidades para mobilizar competências na apreciação do cliente, tomar decisões, comunicar, trabalhar em equipe e gerir os cuidados de um paciente simulado. Objetivo: Identificar nas produções científicas os benefícios da utilização de manequins na aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem. Método: Revisão integrativa, realizada no período de setembro a outubro de 2018.  Realizada nas bases de dados Medline (via PubMed), BDENF e IBECS, com recorte temporal de 2014 a 2018.  A análise crítica e a síntese qualitativa dos artigos foram realizadas de forma descritiva. Resultados: Foram identificados 24 artigos na busca, e 13 foram incluídos na revisão. Os resultados evidenciaram que os benefícios da utilização dos simuladores na prática dos acadêmicos, oportuniza maior segurança e confiança aos acadêmicos na aplicabilidade de seus conhecimentos adquiridos, pois a utilização destes manequins traz o acadêmico a proximidade da realidade devido sua semelhança anatômica com o paciente. Embora os manequins não possam substituir a experiencia clinica real, os acadêmicos podem cometer erros, praticar habilidades e receber feedback, afim de aumentar a competência e confiança, pois o auxílio do professor é de suma importância para que possa corrigir determinados erros. Conclusão: A simulação mostra que é uma modalidade de ensino eficaz que pode ser utilizada para o crescimento cientifico e prático do acadêmico, permitindo que os acadêmicos desenvolvam sua confiança e conhecimentos na prestação dos cuidados com o cliente futuro.

Palavras chave: Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade. Estudantes. Enfermagem.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.