MANUAL DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE UM HOSPITAL DE ENSINO

Joyce Soares e Silva, Clara Fernanda Beserra Sousa, Célio Cassio Coelho de Araújo, Cristina Gomes Siqueira Cardoso, Neylany Raquel Ferreira da Silva, Daniel Coelho Farias

Resumo


Introdução: A Simulação Realística é uma ferramenta que está em ascensão no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, as salas de Simulação além de todo o aparato técnico para os cenários, exigem também a criação de manuais e normas regulamentadoras que vão reger todas as simulações a serem realizadas nesse ambiente. Objetivo: Descrever a experiência do processo de criação de um manual da sala de simulação realística de um hospital de ensino. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca do processo de criação de um manual para a sala de simulação realística de um hospital de ensino em Teresina, Piauí, ano 2018. Resultados: A construção do manual da Sala de Simulação é decorrente de uma atividade de Intervenção do Estágio Curricular II de estudantes de Enfermagem de uma Instituição Pública Federal do Piauí. Todo esse processo objetiva normatizar e regulamentar a sala desse hospital de ensino citado, visto que ainda não há tal ferramenta implantada. Além disso, faz-se necessário a criação do mesmo para informar, aos gestores e solicitantes, sobre os conceitos básicos que regem o processo de simulação, tanto nas atividades de nível assistencial quanto de nível não-assistencial. A construção do manual encontra-se em fase de aprovação pelos gestores. Quando a última versão for aprovada, será marcado um treinamento com uma simulação guiada para que se torne público e reconhecido o manual nessa instituição. Conclusão: A criação do manual da sala de simulação é uma oportunidade de reconhecimento profissional, quanto às atitudes tomadas frente à instituição, e aquisição de novos conhecimentos sobre um tema que ainda não é tão conhecido.  

Palavras chave: Simulação. Educação Continuada. Estudantes de Enfermagem.


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