CHAMADA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS | CALL FOR PAPERS

Revista Conexão política - Volume 13, Número 1, 2024.1

 

A Revista Conexão Política anuncia chamada para submissão de artigos para o Volume 13, Número 1, 2024.1. A Revista Conexão Política é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI, dedicada aos campos da Ciência Política, Relações Internacionais e áreas correlatas. Reconhecemos a pluralidade de abordagens e perspectivas científicas interdisciplinares presentes nestes domínios e, portanto, valorizamos a diversidade de temas e metodologias em nossas publicações, que incluem artigos empíricos e teóricos, revisões de literatura, revisões sistemáticas, traduções, resenhas e ensaios.

Para a próxima edição, estamos preparando um Dossiê intitulado "Antropologia da Democracia: Mediadores Políticos, Territórios, Direito e Cidadania”, organizado pela Professora Carmen Lúcia Silva Lima (PPGANT/UFPI), Professor Raoni Borges Barbosa (PPGANT/UFPI/FAPEPI) e Professor Henry Rafael Vallejo Infante (UPEL – IPC/UFPR). Este dossiê busca explorar novas abordagens sobre a democracia, concentrando-se nas dinâmicas morais, processos de construção de práxis e subjetividades ético-políticas presentes em contextos democráticos plurais, envolvendo povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, e trabalhadores/as rurais, entre outros.

O presente dossiê abordará a democracia através de uma perspectiva abrangente e multidisciplinar. A pretensão é refletir sobre a relação entre antropologia e democracia, explorando temas que abordem os mediadores políticos, o direito e a cidadania, com o intuito de proporcionar uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais e políticas atuais.

Os artigos que constituirão este dossiê deverão abordar tópicos como:

● Papel dos mediadores políticos na estrutura democrática contemporânea.

● Perspectivas antropológicas sobre direitos individuais e coletivos.

● Cidadania e participação política em contextos diversos.

● Análise antropológica dos sistemas jurídicos e suas interações sociais.

● Cultura política e sua influência na prática democrática.

 

Os interessados em contribuir com artigos para o Volume 13, Número 1 da Revista Conexão Política são convidados a enviar suas propostas até o dia 30 de maio de 2024.

Para mais informações sobre submissões e normas de publicação, por favor, consulte nossa página:

https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/about/submissions

Para acessar os números anteriores, por favor, faça login em:

https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/issue/archive

 

Atenciosamente,

 

 

Comitê Edito