Trabalho Infantil na Argentina e no Brasil: Paradigmas e Políticas na Saúde e na Educação

María Alejandra Silva

Resumo


O objetivo da pesquisa é conhecer os determinantes socioeconômicos do trabalho infantil, quais são os paradigmas na saúde e na educação e como eles são implementados nas políticas para crianças até 16 anos de idade no Nordeste da Argentina e do Brasil, regiões com muitas desvantagens territoriais. Opta-se pela estratégia metodológica qualitativa com estudo de documentos políticos e bibliografia. Para estudar determinantes socioeconómicos, procurou-se dados estatísticos dos governos. As políticas de saúde e de educação são conhecidas através de entrevistas com líderes da comunidade, agentes de saúde e diretores de escola. Além disso, foram feitas observações nas escolas e centros de saúde. Da pesquisa, observam-se determinantes socioeconômicos que nos dois países oferecem condições prejudiciais para crianças e dificuldades relacionadas à incapacidade do Estado na implementação das políticas públicas. O Brasil tem muitos programas, estatísticas oficiais e dinheiro que a Argentina não dispõe. No entanto, infelizmente, bairros como os da cidade de Salvador-BA, no Brasil, que necessitam de tais políticas, encontram-se sem intervenções concretas na saúde e na educação.  Dessa forma, ainda existem desafios nos dois países que se pretende debater nesta pesquisa comparativa.


Palavras-chave


Paradigma. Trabalho infantil. Educação. Saúde. Políticas públicas.

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DOI: https://doi.org/10.26694/rcp.issn.2317-3254.v5e2.2016.p%25p

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ISSN 2317-3254