O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTO ALEGRE

Rodrigo Stumpf González, Alexsander Dugno Chiodi

Resumo


O objetivo deste artigo é compreender a relação entre o processo de socialização política dos jovens por mídias digitais e a construção de valores políticos. Fundamentado nos conceitos de cultura política, socialização política e na teoria das mídias digitais, considera-se que jovens socializados de forma digital são menos apáticos, mais interessados e participativos na política em comparação aqueles socializados por agentes tradicionais de socialização política. Para isso, procura-se comparar os níveis de valores políticos entre jovens socializados por agentes tradicionais ou digitais fazendo uso da metodologia quantitativa tipo survey, com da pesquisa “Democracia, valores políticos e capital social: um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil”, aplicada com jovens de 15 a 24 anos de Porto Alegre, em 2015 e 2019. Com base nos dados analisados, os resultados demonstram que os jovens socializados digitalmente aparentam ser mais interessados por política, percebem sua eficácia política e conversam mais sobre o assunto com outras pessoas, especialmente com outros jovens. Em contrapartida, esse grupo é menos participativo politicamente. O impacto das mídias digitais como agentes de socialização política parece ser limitado pela reprodução intergeracional do padrão de valores pré-existentes, associados a uma democracia inercial, que atravancam a consolidação de uma democracia participativa no país.


Palavras-chave


Socialização Política; Cultura Política; Mídias Digitais

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DOI: https://doi.org/10.26694/rcp.issn.2317-3254.v10e1.2021.p173-202

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ISSN 2317-3254