Os Espaços do Capitalismo Global: Empresas Varejistas, Uso do Território e Transformação Urbana no Brasil

Cláudio Smalley Soares Pereira

Resumo


Nas últimas décadas, o capital comercial varejista tornou-se um importante agente da produção do espaço em múltiplas escalas geográficas, revelando desigualdades em termos de poder de uso e produção dos territórios. O objetivo deste artigo é compreender como as empresas varejistas contribuíram para a produção do território brasileiro, gerando transformações urbanas inéditas em diversos espaços urbanos de complexidades distintas. Para tanto, examinaram-se relatórios de consultorias especializadas na dinâmica do varejo no Brasil e no mundo, além de fontes da imprensa nacional, buscando articulá-las com o debate teórico e metodológico em torno da globalização do varejo, do uso do território e da urbanização. Conclui-se, a partir de dois exemplos concretos – as cidades de Juazeiro do Norte/Ceará, e Ribeirão Preto/São Paulo – que os nexos entre as transformações urbanas engendradas pelas mudanças de produção e de consumo na formação socioespacial brasileira e as transformações do capitalismo no mundo se tornam cada vez mais manifestas no início do século XXI a partir das ações e estratégias espaciais e econômicas de empresas do capital comercial varejista.

Palavras-chave


Empresas varejistas; Urbanização planetária; Globalização; Transformação urbana

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DOI: https://doi.org/10.26694/rcp.issn.2317-3254.v9e1.2020.p%25p

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ISSN 2317-3254