Ensinar Filosofia à maneira pragmatista: a contribuição filosófica de Charles S. Peirce

Giovanni Meneses Viana

Resumo


RESUMO

O presente artigo tem por finalidade interpretar alguns escritos de Charles Sanders Peirce (1839-1914) e de seus comentadores para discutir a contribuição das ideias deste filósofo ao ensino de Filosofia. Nesse sentido, à luz do pragmatismo de Peirce pretendemos indicar alguns pressupostos para ensinar filosofia à maneira pragmatista. No primeiro momento abordaremos as contribuições de Peirce ao desenvolvimento do pensar. No segundo momento apresentaremos a teoria dos signos e semiótica deste autor. Em um terceiro momento analisaremos a fenomenologia de Peirce, sobretudo, seu projeto de classificação das ciências. Em seguida, compondo o quarto momento da nossa análise será realizado um estudo das obras The Fixation of Belief [A Fixação da Crença] e de How to Maker Ours Ideas Clear [Como tornar Clara as nossas e ideias]. Estas obras são consideradas fundamentais ao entendimento da concepção de pragmatismo do autor e da adoção de uma metodologia que nos afaste dos erros ou das promessas cartesiana de verdade absoluta.  Por fim, no nosso quinto momento, apresentaremos nossa tese principal do artigo através da discussão sobre como ensinar filosofia à maneira pragmatista.

 

Palavras Chave: Pragmatismo. Peirce. Ensino de Filosofia.


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