ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: UMA NECESSIDADE EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Gabriele de Moura Rodrigues, Caroline Moreira da Silva, Vívian Raquel dos Santos Lima, Maria da Conceição Rodrigues Martins, Nilda Masciel Neiva Gonçalves

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar a alfabetização ecológica como uma forma de promover o processo educativo ambiental no seio escolar, considerando que o referido processo pode ser uma janela criativa tanto para o estabelecimento de uma boa relação com o meio ambiente a partir da infância, como também o desenvolvimento da alfabetização e letramento a partir de questões ambientais, bem como uma importante forma de conscientização ética na relação das novas gerações com o meio ambiente. O referido estudo trata-se de um relato de experiência relacionado com estudo bibliográficos, com abordagem qualitativa. Assim, neste construto, seguimos como base teórica as produções de Kleiman (1995), Friedmann (1996) e Morais (2007). Destacamos ainda que a pesquisa aqui exposta, ocorreu no contexto formativo docente, proporcionado pelo Programa Residência Pedagógica (CAPES) em uma escola municipal, localizada na cidade de Picos- PI. Dentre as aprendizagens e reflexões realizadas, constatamos a importância e a necessidade de ampliar o trabalho de Alfabetização ecológica junto às crianças, um caminho pedagógico, capaz de potencializar o respeito e a valorização do meio ambiente, algo possível desde a tenra infância.

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Referências


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