CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS: TECENDO REFLEXÕES
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
ASSIS, K. R. História e filosofia da ciência no ensino de ciências e o debate universalismo versus relativismo. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, jul-dez, p. 149-166, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes – LMF, 2011, 224p.
BARBOSA, M. E. F.; FERNANDES, C. A escola brasileira faz diferença? uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em Matemática dos alunos da 4a série. In: FRANCO, C. Promoção, ciclos e avaliação educacional. Promoção, ciclos e avaliação educacional. ArtMed, Curitiba (Brasil), 2001, p. 155-172.
BEVILACQUA, G. D. O ensino de ciências na 5ª série através da experimentação. Ciência e Cognição, v. 10, p. 84-92, 2017.
BORGES, A. T. Novos rumos para laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro do Ensino de Física. v. 19, n. 13, p. 291-313, 2012.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: .htm. Acesso: 03 de março de 2021.
______. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: . Acesso: 03 de março de 2021.
CARVALHO, A.M.P.; SANTOS, E.I.; AZEVEDO, M.C.P.; DATE, M.P.S.; FUJII, S.R.S.; NASCIMENTO, V.B. Termodinâmica: um Ensino por Investigação. São Paulo: FEUSP, 1999.
GALLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harper & Row, p.13 – 32,1979.
GOMIDES, J. E. A definição do problema de pesquisa a chave para o sucesso do projeto de pesquisa. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão, 2002.
KUHN, T. S. Lógica da descoberta ou psicologia da pesquisa? ln: LAKATOS, I., MUSGRAVE, A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979. p. 5- 32.
______. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.
LAKATOS, I. La metotodologia de los programas de investigación. Madrid: Alianza, 1989.
MELO, J. de; ADAMS, F. W.; NUNES, S. M. T. A importância do ensino de ciências da natureza na educação básica: a visão de alunos de um curso de licenciatura em Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e7240. 2019. Disponível: file:///C:/Users/MICRO02/Downloads/7240-Texto%20do%20artigo-42842-1-10-20200529.pdf. Acesso: 04 de abril de 2021.
MORAIS, A. M.; NEVES, I. P.; FERREIRA, S.; SARAIVA, L. A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 8-32, jan./abr. 2018.
MORETTI, I. O que é Conhecimento Científico? Veja características e exemplos (viacarreira.com), 2021. Disponível em: https://viacarreira.com/conhecimento-cientifico/ Acesso: 04 de abril de 2021.
NASCIMENTO, V. B do; CARVALHO, A. M. P. de. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. Anais. Florianópolis, 2008.
OLIVEIRA, S. G. de. Kuhn, Feyerabend e a revolução copernicana: “irracionalidades” na atividade científica?. 2011. 127 f. Dissertação. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, setembro de 2011.
PIRES, E. A. C.; SAUCEDO, K. R. R.; MALACARNE, V. Concepções sobre a natureza da ciência de alunos concluintes do curso de Pedagogia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 16, n. 2, p. 215-230, 2017.
POPPER, Karl Raimund. Conhecimento objetivo. São Paulo: EDUSP, 1975.
SANTOS, Adailton Ferreira dos; OLIOSI, Elisa Cristina. A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 195-204, jan./jun. 2013.
SILVA, Alexandre Fernando da; FERREIRA, José Heleno; VIERA, Carlos Alexandre. O ensino de ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, Santarém-PA, Vol. 7, N° 2, p. 283-304, Maio/Ago 2017.
THEÓPHILO ; Carlos Renato. Algumas Reflexões sobre Pesquisas Empíricas em Contabilidade. Caderno de Estudos, São Paulo, FIPECAFI, v.10, n.19, p.9 – 15, set/dez, 1998.
VILLANI, Alberto. Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências e Psicanálise: Explorando Analogias. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo. 2005. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL080.pdf. Acesso em: 05 de abril de 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.