A REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO INDÍGENA EM DIFERENTES CRÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA ANALÍTICA PARA O ENSINO DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Silvia Adélia Henrique Guimarães

Resumo


O artigo resulta de uma sequência didática com trabalho centrado no gênero textual/discursivo crônica, realizado pelo viés da referenciação. A abordagem analítica está fincada na Lei n. 10.639/2003 e seus desdobramentos, que garantem a inclusão dos estudos da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Assim, com estudantes do Fundamental II, trabalhamos crônicas com temática indígena escritas em contextos históricos e com autorias distintas. Para as atividades, selecionamos três crônicas: 1) “Os índios”, de Rubem Braga, datada de 1951; 2) “O índio, nosso irmão”, de Otto Lara Resende, datada de 1992; e 3) “Crônicas de São Paulo, de Daniel Munduruku, edição datada de 2004. A sequência pautou-se na perspectiva do lugar de fala e do contexto histórico do cronista, defendendo que a relação dos sujeitos sociocognitivos com determinado tipo de contexto contribui para a homologação da recategorização do objeto de discurso (neste caso, o “índio”). As análises demonstraram que também cronistas famosos por seu viés politizado reiteravam a noção discriminatória, folclorizada e estigmatizada dos povos originários; e, por outro lado, que as estratégias referenciais do cronista indígena construíam uma representação oposta daquela historicamente popularizada. Ao abordar o gênero textual/discursivo “crônica” pelo viés das escolhas léxico-gramaticais como forma de demonstrar cristalização, ou quebra de representações racistas, o trabalho convergiu para reflexões que ratificam a necessidade de práticas pedagógicas que contemplem a leitura de autores representativos para as causas negras e indígenas, favorecendo, assim, uma mudança discursiva a favor do antirracismo. Portanto, a prática pedagógica pretendeu uma retroalimentação teoria- prática, encerrando um convite a empreendimentos didáticopedagógicos que abarquem a temática antirracista pelo viés da referenciação. Tal abordagem na educação básica tem relevância sócio-histórica, especialmente, em tempos políticos em que as vozes e as lutas sociais dos indígenas voltam a ser discursivamente desconstruídas pelos meios oficiais.

Palavras-chave


Crônica; Referenciação; Educação Antirracista; Decolonização; Povos Originários do Brasil.

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