PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO NA RELAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E ALUNOS AUXILIARES OUVINTES NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS

Deuselania De Sousa Ferreira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência dos alunos auxiliares no processo de letramento acadêmico dos alunos surdos do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí. Para esta pesquisa, realizamos a coleta na plataforma Google Meet com quatro etapas: entrevistas com os discentes surdos, leitura individual, interação com o auxiliar e entrevista com o auxiliar.  Como suporte teórico, contamos com Quadros (2019), Rojo (2009), Soares (1999) e outros. Quando se inicia como aluno auxiliar, é sabido da necessidade que os alunos surdos têm de desenvolver a leitura e a escrita dos textos acadêmicos. Com isso, o aluno auxiliar precisa ter habilidades em língua de sinais para dar suporte à leitura dos estudantes surdos. Perante isso, o auxiliar desempenha estratégias para a leitura do discente surdo, as quais ocorrem em momentos de interação entres os discentes. Essa interação entre auxiliares e discentes surdos permite que, em sala de aula, o surdo participe e exponha a sua opinião em relação ao conteúdo ministrado. O auxiliar acaba desempenhando assim a função de mediador, pois não compreender o conteúdo reflete na avaliação e no desenvolvimento das discussões em sala.

Palavras-chave


Discentes surdos e ouvintes; Letramento acadêmico; Estratégias de leitura

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