PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO NO TEXTO MULTIMODAL: UM ESTUDO DISCURSIVO EM TIRINHAS

Francisco Pereira Fontinele, Maria Angélica Freire de Carvalho

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo analisar processos referencias em tirinhas de modo a entender como a conjugação entre os referentes verbo-visuais colaboram na construção de sentido do texto. O estudo tem suporte teórico na Linguística Textual (LT), nas reflexões de Mondada e Dubois (2003); Cavalcante (2012; 2020); Custódio Filho (2011); Ramos (2012). Por meio de uma metodologia de abordagem qualitativa com objetivo descritivo, identificamos nas tiras os processos referenciais e sua constituição na relação verbo-visual. O corpus do estudo foi composto por tirinhas produzida por Clara Gomes, com o título “bichinho de jardim”. A cartunista retrata nas tiras temas atuais e diversos; dentre eles, escolhemos aqueles relacionados à Pandemia do novo coronavírus, COVID-19. Os resultados mostraram que as imagens funcionam como referentes e, semelhantemente ao que ocorre no plano verbal, elas são ativadas e reativadas conforme a intenção comunicativa e, ainda, a integração verbo-imagética das tiras colabora para a construção dos processos referenciais ao longo a narrativa das tiras. As conclusões mostraram que a integração verbo-visual que constitui as tiras se articula no texto de forma dinâmica para a construção de sentidos, orientando o leitor na cadeia referencial para o reconhecimento do propósito comunicativo.

Palavras-chave


Referenciação; Construção de sentidos; Tirinhas.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Maria Angelica Freire de. O funcionamento textual-discursivo dos rótulos em artigos de opinião. 2005. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

. Acesso em: 5 ago. 2021.

CAVALCANTE, M. M. os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

____Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. Estratégias de referenciação em textos multssemióticos. Seda, Seropédica, Rio de Janeiro, v.5, n. 12, p. 55-71, 2020.

CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011, 329f.

GOMES, Clara. Mãe Joana/ o poder das palavras. Disponível em: https://bichinhosdejardim.com/mj-poder-palavras/

GOMES, Clara. Distanciamento essencial. Disponível em: http://bichinhosdejardim.com/distanciamento-essencial/

KOCH, Ingedore G. V. e ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ed. São Paulo: Contexto, 2010.

_____. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016, 240p.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção de objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães et (org). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p.17-52. (coleção clássicos da Linguística).

MARCUSHI, Luiz Antonio. Anáfora indireta: o barco textual e suas âncoras. Revista Letras, Curitiba, n.56, p.217-258. Jul/dez. 2001. Editora da UFPR.

RAMOS, P. Estratégias de referenciação em textos multimodais: uma aplicação em tiras cômicas. Linguagem em (Dis) curso, Tubarão, SC, v.12, n. 3, p. 743-763, set./dez. 2012.

RIBEIRO, Ana Elisa. Manifestações e polarização ideológica durante a pandemia do novo coronavírus: Discurso e multimodalidade em peças gráficas via redes sociais. In: SILVA, Renato Caixeta da.; QUEIROZ, Lizainny Aparecida Alves. Multimodalidade e discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 380p


Apontamentos

  • Não há apontamentos.