O USO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO MULTIMODAL EM SALA DE AULA: TRABALHANDO A ARGUMENTAÇÃO E A MULTIMODALIDADE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Zacarias Oliveira Neri, Raíssa Martins Brito

Resumo


Trabalhar a argumentação, principalmente nos anos finais do ensino fundamental, é um desafio comum para muitos docentes da educação básica. Nesse contexto, apesar de essa habilidade estar inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são muitos os alunos que enfrentam dificuldades ao estudarem gêneros que envolvem a manifestação de posicionamentos críticos associados à multimodalidade devido ao fato de muitos professores não explorarem de forma ampla a multimodalidade e os multiletramentos, já que são práticas por vezes desconhecidas para muitos docentes, os quais não têm o suporte necessário no que concerne à formação nessas áreas. Desse modo, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de sequência didática que aborde a produção de um artigo de opinião digital para o 9º ano do ensino fundamental, sob uma perspectiva multissemiótica. A elaboração dessa proposta foi baseada em Brasil (2018), Ribeiro (2021), Ribeiro e Vecchio (2020), Rojo (2015), Severino (2013), entre outros. O trabalho seguiu uma metodologia baseada em uma proposta-ação, com perspectiva de ação interventiva sob as aulas de língua portuguesa nessa série final do ensino fundamental. Após planejar os passos da sequência didática, os quais foram baseados nas discussões dos autores mencionados, é importante frisar a necessidade de explorar as diversas ferramentas de trabalho que surgem à medida que os gêneros emergentes ganham espaço na sociedade, haja vista que eles oferecem oportunidades aos alunos de estudarem um conteúdo presente na rotina deles por meio de ferramentas tecnológicas. Além disso, a presente proposta é uma possibilidade de trabalhar o posicionamento crítico dos estudantes a partir de novas metodologias, de modo mais dinâmico, significativo e produtivo, com o propósito de desenvolver atividades inovadoras associadas ao contexto digital, bem como proporcionar a ampliação da argumentação de maneira versátil e multifacetada aos alunos.

Palavras-chave


Artigo de opinião digital. Sequência didática. Argumentação. Multimodalidade.

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Referências


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