AGÊNCIA E ESCRITA CIENTÍFICA NO PIBIC-TEC: UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DO GÊNERO RELATÓRIO FINAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Produzir textos científicos na Educação Básica é uma tarefa que pressupõe práticas de letramentos pouco comuns no contexto escolar. A fim de promover tais práticas, na perspectiva de formação científica, algumas instituições desenvolvem atividades de iniciação à pesquisa. Nesse processo, o relatório final de projeto de iniciação científica surge como um gênero acadêmico relevante. Assim, o propósito deste trabalho é descrever a organização retórica do gênero relatório final, vinculado ao Programa de Iniciação Científica Técnica (PIBIC-TEC). A análise se ampara nos conceitos dos estudos retóricos de gêneros, em especial o conceito de agência (BAZERMAN, 2009), e na análise de movimentos retóricos proposta pela abordagem de língua para fins específicos (SWALES, 1990, 2004). Este estudo, de natureza exploratória, buscou identificar os estudantes/pesquisadores como agentes na produção do relatório final no PIBIC-TEC do Instituto Federal de Educação (IFPE/Campus Recife) e descrever os movimentos e passos manifestos na introdução dos textos escritos pelos estudantes/pesquisadores, utilizando o Modelo CARS (SWALES, 1990). O corpus foi constituído por dez relatórios finais escritos por estudantes/pesquisadores do PIBIC-TEC, na grande área de linguística, letras e artes. Constatamos a realização dos movimentos e passos previstos por Swales (1990) na seção introdutória dos relatórios finais, além de as marcas linguísticas que evidenciam a agência dos estudantes.
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PDFReferências
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