COVID-19: imagem internacional do Brasil em notícias on-line
Resumo
O presente trabalho almeja trazer uma reflexão sobre a atual imagem do Brasil no exterior, considerando o corrente cenário da pandemia de Covid-19, no qual o Brasil se configura como epicentro aqui na América Latina. Tal situação reverbera nas mídias digitais, de modo mais visível, nos jornais on-line que emitem diferentes perspectivas através de discursos. Entendemos que a Análise do Discurso possibilita categorias para responder: qual a imagem do Brasil é veiculada e qual posicionamento as notícias sobre o Brasil geram nos seus espectadores que, por conseguinte, vão gerar uma imagem tal qual pode refletir em vários âmbitos interacionais durante/pós-pandemia, tudo impulsionado pelo poder do discurso que pode tanto engrandecer uma notícia boa quanto piorar muito uma informação ruim. A metodologia é qualitativa, documental e com categorias da AD. A partir de uma perspectiva bakhtiniana de gêneros discursivos, linguagem e concepção de imagem, analisamos o gênero temático em questão: a notícia on-line, com ênfase em algumas categorias como estilo, construção composicional, conteúdo e o efeito que a notícia contada impacta os telespectadores cujas opiniões ficam registradas nos comentários on-line. Diante das análises, entendemos que os discursos sobre o Brasil sinalizam principalmente para o tema da política, implicando os governantes e suas ações.
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PDFReferências
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