COMO MANUAIS DE METODOLOGIA DESTINADOS A UMA ÚNICA ÁREA DO CONHECIMENTO EVIDENCIAM SUA CULTURA DISCIPLINAR?
Resumo
Os manuais que orientam a metodologia da pesquisa e/ou a escrita acadêmica são considerados como um metagênero por orientarem a produção de outros gêneros (GILTROW, 2002). Alguns desses manuais vêm sendo produzidos para atender a um único curso de graduação, em teoria, adotando uma perspectiva disciplinar e não generalista no ensino de gêneros. Considerando o aumento na produção desse tipo de manual, este estudo teve por objetivo analisar como manuais destinados a uma única área do conhecimento evidenciam sua cultura disciplinar. Para tanto, foram selecionados cinco manuais vinculados aos seguintes cursos: Química, Engenharia Civil, Educação Física, Direito e Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativista, recortada de recente pesquisa de dissertação (OLIVEIRA, 2020) e fundamentada no conceito de cultura disciplinar (HYLAND, 2004). A análise evidenciou que os manuais selecionados demonstram sua vinculação à cultura disciplinar por meio de diferentes modos: a) menção explícita à área do conhecimento (presente em todos os manuais); b) apresentação de exemplos retirados de trabalhos acadêmicos realizados na própria área (presente em quatro manuais); c) abordagem de conteúdos e métodos específicos da área (presente em três manuais). Os manuais analisados variaram entre si quanto aos modos escolhidos, mas todos recorreram a pelo menos dois dos três modos identificados. Entretanto, não mencionam a existência de diferenças entre sua área e as demais, o que justificaria a sua produção. Os resultados demonstram que três manuais (Química, Educação Física e Direito) particularizam seu público-alvo e apresentam exemplos e conteúdos que reforçam essa restrição, o que os diferencia em relação a manuais sem vínculo com uma área específica. No entanto, dois manuais (Engenharia Civil e Educação), apesar de também evidenciarem seu vínculo à área, ressaltam que suas orientações podem ser utilizadas por alunos de qualquer curso, contrariando a noção de cultura disciplinar de Hyland (2004).
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PDFReferências
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